Termos Técnicos



Câncer de bexiga

O câncer de bexiga é o câncer que afeta a bexiga, parte do corpo que libera e retém a urina. O câncer de bexiga atinge as células que cobrem o órgão e é classificado de acordo com a célula que sofreu alteração.

Câncer de estômago

Também chamado de adenocarcinoma de estômago, tem origem na camada mucosa. Habitualmente, nas fases iniciais não há sintomas; quando existem, podem ser confundidos com os das gastrites e das indisposições digestivas que melhoram com o uso de antiácidos e de bloqueadores da produção de ácido. Nessa fase silenciosa, o crescimento é lento; pode durar de um a três anos.

Câncer de fígado

O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário (que começa no próprio órgão) e secundário ou metastático (tem origem em outro órgão e, com a evolução da doença, atinge também o fígado).

Câncer de intestino

Abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

Câncer de ovário

Tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o mais letal. O câncer de ovário é silencioso, demora a apresentar sintomas e pode crescer bastante antes de ser detectado.

Câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas não apresenta sinais específicos, dificultando o diagnóstico precoce. Os cânceres que começam na cabeça do pâncreas podem comprimir o ducto biliar, na parte proximal, levando à icterícia.

Câncer de pele

O câncer de pele é o tumor mais frequente no Brasil e no mundo. Ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle.

Câncer de próstata

O resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. É o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

Câncer de pulmão

É um dos tumores malignos mais comuns, podendo ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células. Os sintomas relacionados ao câncer de pulmão são diferentes de acordo com a localização do tumor no pulmão.

Câncer de rim

Existem vários tipos de câncer de rim, mas o mais comum deles é uma consequência da transformação das células dos túbulos que formam os néfrons, que passam a se proliferarem de forma anormal e ganham a capacidade de invadir o órgão e até, em alguns casos, circular pelo corpo e produzir tumores em outras partes do corpo (chamado de metástase).

Câncer de testículo

O câncer de testículo ocorre principalmente com adultos jovens, brancos, entre 20 e 40 anos, fase de maior a atividade sexual e reprodutiva. O tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente.

Câncer de tireoide

O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. É responsável por aproximadamente 1% de todos os tumores malignos do corpo.

Câncer ósseo

O câncer de osso pode se desenvolver em qualquer osso em seu corpo, mas é mais comum ocorrer nos ossos longos, em seus braços e pernas. Os tipos mais comuns de câncer ósseo incluem osteossarcoma, condrossarcoma e sarcoma de Ewing.

Candidíase vaginal

A forma mais comum da candidíase, acomete mulheres que estejam com um sistema imunológico mais fraco ou com a flora vaginal desequilibrada. Nesses casos, o fungo, que já está presente no organismo, consegue se replicar mais, já que o corpo perde os recursos necessários para contê-lo.

Celíaca ( doença )

É uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. Consiste na dificuldade para processar o glúten que vem da dieta causa reações dos pés à cabeça, em especial no intestino.

Choque

A perturbação súbita ou violenta de emoções ou sentimentos.

Ciática

Dor originada na porção posterior da raiz da coxa, uni ou bilateral que ultrapassa o joelho, percorrendo o trajeto ao longo de toda a extensão do nervo ciático. Pode também apresentar sintomas de fraqueza, dormência ou formigamento da perna.

Cistite

Infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão, mas outros micro-organismos também podem provocar cistite. Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à doença.

Ciúmes

Ter medos duvidosos, temores de rivalidade ou infidelidade. Medo de não ser amado ou por insegurança.

Cólica renal

Dor intensa e aguda que pode oscilar, e que é proveniente dos rins. É conhecida por ser uma das dores mais atrozes que acometem o ser humano, e costuma ser causada pela presença de cálculos (pedras) nos rins.

Colite ulcerativa

Doença intestinal inflamatória crônica em que o intestino grosso (cólon) torna-se inflamado e ulcerado (com perfuração ou erosão), causando exacerbações (ataques ou crises) de diarreia com sangue, cólicas abdominais e febre.

Cólon irritável

Grupo de sintomas, incluindo dor abdominal e alterações no padrão de movimentos intestinais, sem que haja qualquer evidência de lesões subjacentes. Estes sintomas manifestam-se durante um longo período de tempo, em muitos casos ao longo de anos.

Coluna

Problemas da coluna vertebral englobam: tensão e dor muscular, hérnia de disco, protrusão ou ruptura do disco, dor no nervo ciático ou lombociatalgia, artrose ou espondiloartrose, bico de papagaio ou osteofitose, estenose da coluna vertebral, Espondilolistese, osteoporose, lombalgia, escoliose.

Conflito

É uma luta mental e emocional dentro de si mesmo, quando surge oposição às demandas ou impulsos. Conflito externo é lutar, discordar ou ser desagradável.

Confusão

Desorientação, confusão mental, caos, falta de caráter, diferenças, clareza, perplexidade, um estado mental perturbado.

Conjuntivite

É a inflamação da membrana externa do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Os principais sintomas da conjuntivite são vermelhidão nos olhos, coceira e olhos lacrimejantes. Existem três tipos principais de conjuntivite: Infecciosa, Alérgica e Tóxica.

Constipação intestinal

Constipação intestinal é definida como uma alteração no funcionamento do intestino com duração mínima de 3 meses onde o paciente poderá ter uma frequência evacuatória menor que 3 evacuações por semana com alteração no ato de evacuar e na qualidade das fezes.

Crescimento déficit

Deficiência de hormônio do crescimento é uma condição em que o organismo da criança falha na produção da quantidade adequada de hormônio do crescimento, causando um atraso do crescimento.

Crohn ( doença )

Doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. O Crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

Culpa

Considerar-se responsável pelo dano a algo ou alguém, acusado ou condenado por qualquer coisa. Culpar o outro é acusar ou encontrar falhas em alguém. Colocar a responsabilidade sobre alguém ou alguma coisa para evitar assumir a responsabilidade. Culpar a si próprio é encontrar falhas em si mesmo, o que pode levar a sentimentos de auto abuso, depressão, etc.

Cushing ( doença )

Causada por um tumor benigno na glândula pituitária (adenoma) que produz níveis excessivos de um hormônio chamado adrenocorticotrópico (ACTH). Em resposta, nosso corpo libera continuamente outro hormônio, o cortisol, que leva ao hipercortisolismo e aos sintomas da doença de Cushing.