Termos Técnicos



Lesões esportivas

As lesões esportivas podem ser categorizadas de maneira geral como agudas ou crônicas; são muitas as afecções clínicas potencialmente resultantes de lesões esportivas ou relacionadas a exercícios. Mais de 90% de todas as lesões esportivas são contusões ou distensões. As principais lesões esportivas são as seguintes: entorse de tornozelo, lesão do menisco medial, ruptura do ligamento cruzado anterior, lombalgia e ruptura do manguito rotador.

Leucemia

Tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea. A maioria dos sinais e sintomas da leucemia linfoide aguda resulta da falta de células sanguíneas normais, que ocorrem quando as células de leucemia assumem o lugar das células normais na medula óssea.

Litíase biliar

Os cálculos biliares, ou litíase, correspondem a depósitos de líquidos digestivos “endurecidos” que se formam na vesícula biliar. A litíase biliar é uma condição frequente. A litíase é a doença mais comum das vias biliares.

Lombalgia

Lombalgia ou dor na região lombar é um distúrbio comum do sistema musculoesquelético que envolve os músculos, nervos e ossos das costas e que causa dor na região lombar.

Lúpus

Doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome completo é lúpus eritematoso sistêmico (LES).

Luxações

Deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma articulação. Sucede quando uma força atua diretamente ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Ele pode ser confundido com entorse.

Luxúria

Intenso desejo sexual, irresistível, paixão.

Lyme doença

A doença de Lyme ou Borreliose de Lyme é uma doença infecciosa causada por bactérias do género Borrelia transmitidas por carraças. O sinal de infeção mais comum é uma mancha vermelha e saliente no local da mordedura, denominada eritema migratório.