Termos Técnicos



Talassemia

Doença hereditária de habitantes da região do mar Mediterrâneo caracterizada pela produção anômala de hemoglobina.

Tendinite

Inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, que une o músculo ao osso. A inflamação se caracteriza pela presença de dor e inchaço do tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.

Terror

Medo intenso forte, irresistível, medo extremo, alarme.

Traição

Ter a confiança quebrada, depois de ter sido abandonado ou ferido por alguém que você confia. A nossa traição ao outro é ser infiel, não cumprir ou manter uma promessa dada, ser desleal, violar a confiança, abandonar alguém que confia em você. Traição a si próprio é quebrar sua integridade, agir contra a sua moral, ao abuso do corpo ou da alma.

Transtorno obsessivo compulsivo

Transtorno que causa repetição de ações e pensamentos. É uma doença mental grave, marcada pela presença de obsessões e compulsões.

Traumatismo craniano

Tipo de contusão ou ainda lesão na cabeça, pode ocorrer imediatamente ou se desenvolver lentamente no decorrer de várias horas, podendo ainda constituir-se num traumatismo cranioencefálico.

Tristeza

Infeliz, triste, afetada pela dor.

Tristeza Profunda

Sofrimento emocional intenso, pela perda, desastre, desgraça, profunda aflição, dor e tristeza. Uma reação universal ao luto.

Trombo embolia pulmonar

A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea.

Trombose

Também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas. Os principais sintomas são dores e inchaço na pernas, queimação e mudança na cor da pele.

Tumor cerebral

Crescimento anormal de células dentro do crânio que leva à compressão e lesão de células normais do cérebro. Podem ser “benignos” ou malignos, sendo que apenas os tumores malignos são denominados de câncer.